Síndrome do Túneo do Carpo

 

 

 

 

 

Voltar a página inicial

 

Relato de Paciente

 

Túnel do Carpo:

O túnel do carpo (composta pelos 8 ossos do pulso), é uma  estrutura, por onde passam os 9 tendões flexores dos dedos e pelo nervo mediano que enerva as mãos.

Síndrome do Túnel do Carpo:

Uma das possíveis origens, é a flexão, ou a extensão exagerada do pulso (causando uma redução do diâmetro do túnel ). Somada a fricção repetitiva, da membrana sinovial, podendo resultar em um quadro de inchaço e dificuldades de movimentação. Uma inflamação que, ultrapassando certos limites, irá pressionar o nervo mediano levando ao aparecimento de dores.

Mitos e Soluções:

A medicação não cura. Ela apenas alivia os sintomas, mascarando o problema, e quase sempre ocasionando efeitos secundários. O problema não são carências no corpo, logo não faz sentido introduzir substâncias - ele não precisa delas. O corpo pode se curar, desde que ajudado nesse sentido.

A cirurgia tem o mesmo enfoque, nem sempre resolve o problema uma vez que é dirigida aos sintomas mas não há causa. Desta forma, o problema muitas vezes retorna ao fim de dois a três anos e com um agravante, a cicatriz acaba por adicionar mais pressão em um sistema já  sobrecarregado.

Para saber qual a melhor solução, tudo começa por tentar compreender o porquê.

Como estes problemas se originarem?

O principal efeito do exercício físico é o fortalecimento dos músculos exigidos. Logo, movimentos repetitivos fortalecem alguns músculos e restringem outros músculos. Um movimento harmonioso depende de um conjunto: músculo principal, antagônico e acessório. A restrição de movimento ou a menor eficiência acaba criando aderências entre as fibras musculares.

As aderências entre as fibras musculares e entre os músculos fazem com que eles percam a flexibilidade e que doam quando se movimentam, ou mesmo que criem demasiada pressão nos tecidos à sua volta com a conseqüente inflamação.

Então qual a melhor solução?

A solução passa por eliminar as aderências e todas as alterações musculares que os tecidos sofreram. Um retorno ao seu funcionamento normal e natural. Tudo o que não seja isso acaba por produzir resultados limitados.


Soluções atuais!

Felizmente, hoje começam a surgir terapias bastante eficazes na alteração dos tecidos e da sua fáscia, permitindo dessa maneira eliminar dores, eliminar as causas das inflamações e devolver aos tecidos a normalidade que perderam.

Uma dessas terapias é o TAMP - Técnicas de Alinhamento Manual da Postura. Terapia com enfoque na massagem associada ao exercício terapêutico, que visam a libertação das causas do problema e não apenas o alívio dele.

Objetivos!

O objetivo é devolver a flexibilidade e elasticidade perdidas e eliminar as dores associadas.
As técnicas e terapias que procuram resolver as causas são demasiado recentes, e como tal, ainda são completamente desconhecidas do público e dos diversos profissionais pelo que não são aplicadas nem conhecidas.

Felizmente estas terapias e as suas soluções muitas vezes estão perto de nós, apesar de muitas vezes passarem completamente despercebidas.

 

 

 

 

 

Minhas informações:

 

 

 

Nome:

Ercio Ienaga

 

 

e-mail:

contato@guenki.com.br